Configurando o Backup do WhatsApp (1 min)
Por que é Importante?
O WhatsApp, por padrão, faz backup dos dados (como conversas e mídias) no Google Drive (em dispositivos Android) e no iCloud (em dispositivos iOS).
Mas é muito comum que as pessoas não tenham essa função configurada corretamente e acabem perdendo inúmeras conversas ao trocar ou perder o celular.
Se o seu problema for falta de armazenamento, trataremos disso no próximo módulo, quando falarmos sobre seu celular.
Observação
Sobre a opção de deixar o backup criptografado de ponta a ponta
Além do backup tradicional, o WhatsApp também oferece a opção de ativar o backup criptografado de ponta a ponta. Essa função garante que as mensagens fiquem somente entre você e a pessoa com quem está conversando — ninguém mais poderá acessar seu backup, nem mesmo o WhatsApp.
Esses dados ficam protegidos com uma senha ou uma chave de criptografia de 64 dígitos.
No entanto, há um risco importante:
Se você perder o acesso à sua conta do WhatsApp e não se lembrar da senha ou da chave de criptografia, não será possível restaurar seu backup. O WhatsApp não pode redefinir nem enviar uma cópia da sua senha ou chave. Também não poderá restaurar o conteúdo do backup.
Por isso, recomendamos manter essa opção desativada, para evitar o risco de perda total dos dados.
Mas, se você considerar necessário ter esse nível extra de proteção, guarde sua senha com segurança em um gerenciador de senhas — falaremos sobre isso mais adiante no curso.
PASSO A PASSO DETALHADO
1. Vá para Configurações → Conversas
2. Selecione Backup de conversas → Fazer Backup
3. Aqui você também pode ativar Incluir vídeos e Fazer backup usando dados móveis para garantir que o backup seja completo e realizado independente de você estar em uma rede Wi-fi. Porém considere que isso gasta dados móveis e memória do celular.
Parabéns! O seu WhatsApp está muito mais seguro!
